Animações e imagens 3D

Tutorial

TUTURIAL PARA SIMULAÇÃO DE FUMAÇA NO BLENDER
CRIAR SIMULAÇÃO
Criar um plano – Entre em OBJECT e no PARTICLE BUTTONS.
 ADD NEW – Na guia PHYSICS configurar AccZ (aceleração) para 12, Damp para .296 e Brown para 6.5
Nesta mesma guia, em INITIAL VELOCITY altere o RANDOM para 3.
Na guia PARTICLE SYSTEM, altere o Amont (quantidade de partículas) para 219
Na guia BAKE pode ser definido a quantidade de frames que serão utilizados para a simulação. Clicando no botão BAKE a simulação inicia-se.

MODELAR A FUMAÇA
Adicionar uma UV Sphere e alterar SEGMENTS AND RINGS (seguimentos e os anéis) para 8.
Em EDITTING,  e na guia LINK AND MATERIALS clicar em SET SMOOT.
Tecle Z para o modo wire-frame e diminua a esfera até o tamanho do plano.
Selecione o plano – Entre em OBJECT – PARTICLE BUTTONS e na guia VISUALIZATION altere a opção de POINT para OBJECT – Nesta mesma sessão digite no campo OB: no nome do objeto que no caso será Sphere

ANIMAR A FUMAÇA
Alterar a janela BUTTONS WINDOWS para IPO CURVE EDITOR
Diminuir a esfera para iniciar a animação – TECLA I – LOCROTSCALE – clicar no frame 20 – aumente a esfera - TECLA I – LOCROTSCALE – clicar no frame 50 – diminua a esfera - TECLA I – LOCROTSCALE
Mova a esfera para o LAYER 2. (TECLA M)

ILUMINAÇÃO
Posicione a câmera de maneira que capte o local onde surge a fumaça.
Transforme a lâmpada padrão em uma sumligth (luz de sol) com energia de 1.260, rotacione para a fumaça.
Duplique esta luz e rotacione para o sentido contrário. Configure-a como sendo Hemi e energia de .309

MATERIAL DA FUMAÇA
Vá para o layer 2 e selecione a esfera
Vá em SHADING (F5) – MATERIAL BUTTONS – ADD NEW.
Selecione a cor branca na guia MATERIAL
Na guia SHEDERS altere para 0 o valor de SPEC
Na guia SSS habilite o botão SUBSURFACE SCATTERING
Aumente o valor de SCALE para .312

CONFIGURAÇAO DO RENDER
Clique no botão SCENE (F10) e na guia RENDER:
Desabilite a opção OSA e 5
Clique em 75% e habilite a opção DO COMPOSITE

COMPOSITE NODE
Selecione o Layer 1 onde ocorre a simulação e altere a 3D VIEW para NODE EDITOR
Clique em COMPOSITE NODES e habilite o USE NODES
Retire o vínculo do RENDER LAYER e o COMPOSITE. (Basta clicar no amarelo e arrastar para o sentido oposto).
ADD – FILTER – BLUR – interligue a saída image do RENDER LAYER com a entrada image do BLUR.
No filtro BLUR, altere o valor de X Y para 7
Vá em SHADING (F5) – TEXTURE BUTTONS – Selecione o World – ADD NEW
Em TEXTURE TYPE selecione o MARBLE e altere o valor de TURBULENCE para 16.26 e NOISE SIZE para .15
No filtro BLUR, clique no botão amarelo image uma vez, apenas para selecionar. (Desta maneira não há a necessidade de conectar o BLUR com o próximo item)
ADD – DISTORT – DISPLACE (note que ambos já estarão conectados)
ADD – IMPUT (saída) – TEXTURE (marble) – Conecte a saída VALUE na entrada VETOR em DISPLACE
Ainda em DISPLACE, altere o valor de X Y para 5
Finalize conectando a saída image do DISPLACE na entrada image do COMPOSITE.
Agora é só animar em SCENE (F10) – Clique em ANIM e quando finalizar a renderização clique em PLAY.

Alt + A para executar a simulação

O vídeo esta disponível no link abaixo.